Pacientes esperam até 10 anos por exames no SUS em Araraquara, aponta levantamento
Pacientes esperam anos por exames e consultas pelo SUS em Araraquara e região
Um levantamento da Secretaria Municipal de Saúde de Araraquara (SP) revelou um cenário preocupante na fila do Sistem Único de Saúde (SUS). Quase 16 mil consultas estão em atraso e há mais de 26 mil pacientes aguardando exames.
O raio X da saúde municipal mostra que, em casos mais complexos, a espera pode chegar a 10 anos.
Os dados detalhados da Divisão de Regulamentação são referentes aos anos de 2024 e 2025, com levantamentos sobre a demanda reprimida, o número de atendimentos realizados e o tempo médio de espera por especialidade e procedimento.
📱 Siga o g1 São Carlos e Araraquara no Instagram
É o caso do exame de histerossalpingografias, um tipo de raio-X com contraste para avaliação do útero e das trompas que tem fila estimada em 127 meses, cerca de 10 anos.
Já o exame de arteriografia cerebral, que diagnostica anomalias nos vasos sanguíneos do cérebro e do pescoço, tem fila de 90 meses de espera, ou seja, mais de 7 anos.
No caso de exames de imagem de rotina, como ultrassonografias e tomografias, o prazo médio varia entre 2 e 8 meses, dependendo da complexidade e da especialidade.
Vítima está internada na Santa Casa de Araraquara
Amanda Rocha
Confira lista de 10 exames e o tempo de espera:
Histerossalpingografia - 10 anos
Urofluxometria - 8 anos e 7 meses
Eletroneuromiografia - 7 anos
Arteriografia Cerebral - 7 anos
Processamento Auditivo Central - 7 anos e 3 meses
Vectoeletronistagmografia - 7 anos e 3 meses
Deglutograma - 4 anos e 7 meses
Ecocardiograma Estresse - 3 anos e 10 meses
Colonoscopia - 3 anos
Holter - 2 anos
Segundo a Prefeitura, os exames laboratoriais funcionam em regime de “porta aberta” , ou seja, o paciente que tiver um pedido médico da rede pública pode ir diretamente a um dos laboratórios credenciados, como Buainain, São Roque ou Unesp, e realizar a coleta, sem necessidade de agendamento, desde que siga as orientações de preparo.
Exames de rotina atrasados
Moradores de Araraquara tem longa espera por exames no SUS
Reprodução/EPTV
Entre exames mais comuns, como ultrassonografias e tomografias, a espera varia de dois a oito meses, dependendo da complexidade.
As especialidades médicas com maiores filas de atendimento são urologia, cardiologia, gastroenterologia e endocrinologia. Em algumas delas, os atrasos ultrapassam um ano.
A secretária de Saúde de Araraquara, Emanuelle Laurenti, explicou que o levantamento foi feito em setembro justamente para mapear o tamanho do represamento.
“Um dos principais pontos para entender a saúde do município é identificar a demanda represada. Com esses dados, conseguimos planejar mutirões e ampliar especialidades que já temos aqui”, afirmou.
Falta de profissionais e limite de contratações
Segundo a secretaria, o município possui concurso vigente com médicos aprovados, mas não pode realizar novas contratações até o final do ano por estar no teto da Lei de Responsabilidade Fiscal.
“Nós temos uma lista de profissionais aprovados que podem ser chamados, porém estamos no limite. Até o final do ano, infelizmente, não podemos contratar. Já estamos elaborando um plano de ação para isso e pretendemos abrir novo edital no primeiro semestre de 2026”, explicou.
Maternidade Gota de Leite - Fungota, em Araraquara (SP).
Fungota/ Divulgação.
Demora impacta tratamento
A falta de exames e consultas reflete diretamente no tratamento dos pacientes.
“Isso retarda o processo de diagnóstico e acompanhamento. Trabalhamos para que os profissionais prescrevam de forma consciente, priorizando casos urgentes, mas ainda há uma grande demanda”, disse a secretária.
No momento, não há prazo geral para normalização das filas. “Não temos como dar um prazo, mas estamos organizando mutirões e compras de serviços para agilizar os atendimentos”, afirmou.
Mais notícias da região:
ARARAQUARA: Jovem tem parada cardíaca após reação alérgica ao comer doce em shopping no interior de SP
VÍDEO: suspeitos de furtos são espancados por moradores com chutes e madeira no interior de SP
LEME: Polícia multa homem em R$ 28,5 mil por manter 30 pássaros em cativeiro
Fila de colonoscopia terá prioridade
Um dos exames com maior número de pacientes na fila é a colonoscopia, com cerca de 4 mil pessoas aguardando.
A secretaria informou que uma verba específica foi liberada para ampliar a oferta do exame, que será realizado por entidades parceiras.
“Já estamos em processo de compra de serviços para atender essa demanda. As unidades básicas vão entrar em contato diretamente com os pacientes para informar data e horário dos exames”, disse.
Apesar das medidas emergenciais, o cenário ainda exige atenção. Sem consultas e sem exames, problemas simples podem evoluir e se tornar graves, alertam os profissionais da rede pública.
REVEJA VÍDEOS DA EPTV CENTRAL:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara