Após 18 anos, Dez Milhas Garoto tem vitória feminina do Brasil

Após 18 anos, Dez Milhas Garoto tem vitória feminina do Brasil

Com recorde de inscritos, 34ª edição consagra vitória brasileira e consolida evento como um dos maiores do país

A 34ª edição da corrida Dez Milhas Garoto escreveu mais um capítulo de sua longa história neste domingo (28), entre a Praia de Camburi, em Vitória, e a fábrica da Chocolates Garoto, em Vila Velha. Foram 17 mil atletas amadores — recorde de participantes — que avançaram pelo percurso de 16.093 km, enquanto a elite travava uma disputa acirrada pelo pódio.

A grande conquista do dia foi da brasileira Nubia de Oliveira Silva, que recolocou o Brasil no lugar mais alto do pódio feminino após 18 anos. No masculino, o título ficou com o ugandense Mark Kiptoo, que venceu pela primeira vez no Espírito Santo.

Vitória brasileira histórica no feminino

A última vez que uma atleta brasileira venceu a prova foi em 2007, com Ednalva Laureano da Silva. Neste domingo, Nubia quebrou o jejum com o tempo de 57min27, apenas um segundo à frente da etíope Desta Abera Demise (57min28). A chegada foi extremamente disputada, com as demais atletas coladas:

Emily Chebet (Quênia) – 57min29

Amanda Aparecida de Oliveira (Brasil) – 57min30

Viola Jelagat Kosgei (Quênia) – 57min31

“Viemos em um pelotão de cinco a seis meninas até o final. Faltando 200 metros, olhei para o relógio e fui embora. Chamei por Deus: ‘Deus me abençoe e vamos lá’”, relatou a campeã, que participava pela primeira vez da Dez Milhas. “Adorei demais a prova e a energia do público. Com certeza vou voltar no ano que vem. Essa prova vai marcar minha vida”, completou, emocionada.

No masculino, pódio africano e brasileiro fecha no top 5

A expectativa de uma nova vitória brasileira no masculino, repetindo o feito de Altobeli Santos da Silva (campeão em 2023), foi frustrada. Mark Kiptoo, de Uganda, venceu com 46min54, seguido pelos quenianos Nicolas Kiptoo Kosgei (46min59) e Dismas Nyabira Okioma (48min27). O brasileiro Gleison da Silva Santos foi o quinto colocado, com 50min04.

“Foi minha primeira vez no Brasil e achei a corrida muito boa, bem organizada. Espero retornar em 2026 para defender meu título”, afirmou Kiptoo, que elogiou a estrutura da prova e afirmou não ter dificuldades na temida subida da Terceira Ponte.

Gleison comemorou o desempenho:

“É uma satisfação correr pela primeira vez essa prova tão tradicional e chegar entre os cinco primeiros. Venho de duas vitórias em provas de 10 km e resolvi vir para o Espírito Santo porque estou bem fisicamente. E foi bom”, declarou.

Emoção e superação: Chicletinho volta após acidente grave

Outro grande momento da edição 2025 foi a participação de Alequessandro de Paula Silva, conhecido como Chicletinho, que voltou a competir após um acidente de carro em março. Na época, ele voltava de uma prova em Barra Longa (MG), sofreu múltiplas fraturas e ficou em coma na UTI. Com garra e determinação, cruzou a linha de chegada em 10º lugar.

“Ainda estou em recuperação e sinto algumas dificuldades, mas deu tudo certo. Estou feliz em voltar a correr. Agora é continuar nesse processo de recondicionamento físico”, disse o capixaba.

Prova consolida estrutura de ponta e engajamento popular

A prova reafirmou sua fama de ser desafiadora e acolhedora ao mesmo tempo. Além da forte estrutura montada para os atletas, milhares de pessoas acompanharam a corrida ao longo do trajeto. Quem não pôde ir pôde assistir à prova pela transmissão ao vivo no canal da Yescom no YouTube.

“Foi uma corrida espetacular, tanto para quem participou quanto para quem acompanhou. Temos uma conexão especial com o Espírito Santo, e essa corrida é um legado. É uma festa do esporte e da cidade”, destacou Fabiano Marins, diretor da Fábrica da Garoto.

Resultados oficiais

Feminino Geral

Nubia de Oliveira Silva – 57min27

Desta Abera Demise – 57min28

Emily Chebet – 57min29

Amanda Aparecida de Oliveira – 57min30

Viola Jelagat Kosgei – 57min31

Masculino Geral

Mark Kiptoo – 46min54

Nicolas Kiptoo Kosgei – 46min59

Dismas Nyabira Okioma – 48min27

Yeneblo Biyazen Alehegn – 49min36

Gleison da Silva Santos – 50min04

Cadeirantes

Leonardo De Melo – 40min33

Melhores Capixabas

Feminino – Carolina Henrique Sardinha Silva – 1h08min12

Masculino – Marquézile Gabriel Piu – 56min06

Colaboradores Nestlé/Garoto

Feminino – Lioneide Souza dos Santos Vasconcelos – 1h16min56

Masculino – Diogão Gaino de Moraes – 1h01min55

Números da edição 2025: Dez Milhas, Garotada e Cachorrida

20.750 inscritos no total
• Dez Milhas: 17.000
• Garotada: 2.900
• Cachorrida: 850

1.200 pessoas na organização

216 mil garrafas de água distribuídas

21 mil kits de lanche e atleta

12 ambulâncias/UTIs móveis

80 profissionais de saúde

2.900 grades, 1.000 cavaletes e 1.000 cones

130 metros de arquibancada

3 dias de entrega de kits

R$ 220 mil em premiação

Coleta seletiva de resíduos

Transmissão oficial ao vivo no YouTube

O post Após 18 anos, Dez Milhas Garoto tem vitória feminina do Brasil apareceu primeiro em newsespiritosanto.com.br.