ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro coloca Espírito Santo no centro da modalidade mundial

ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro coloca Espírito Santo no centro da modalidade mundial

Última etapa feminina do Circuito Mundial acontece entre 11 e 21 de setembro, em Jacaraípe, na Serra, com premiação recorde, presença das principais atletas do ranking e ações sociais e ambientais

As ondas da Praia de Jacaraípe, na Serra, vão receber, entre os dias 11 e 21 de setembro, as melhores atletas do bodyboarding mundial durante o ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro 2025. A etapa é a última do Circuito Mundial Feminino da IBC (International Bodyboarding Corporation) e deve reunir cerca de 120 atletas de mais de 10 países. As inscrições estão abertas no site oficial do circuito: www.ibcworldtour.com.

Com premiação total de 45 mil dólares (cerca de R$ 250 mil), o evento representa um crescimento de 28,5% em relação a 2024. Estão confirmadas atletas como a líder do ranking, Alexandra Rinder (Áustria), e a vice-líder Namika Yamashita (Japão). O Espírito Santo será representado por grandes nomes, como Neymara Carvalho, pentacampeã mundial e idealizadora do evento, Maíra Viana, atual campeã mundial, Maylla Venturini, tricampeã brasileira, e Bianca Simões, revelação do Instituto Neymara Carvalho.

“O Wahine é mais que um campeonato. É uma festa do bodyboarding feminino, de troca, força e representatividade. A cada ano o evento cresce, se fortalece e movimenta toda a comunidade”, afirma Neymara.

Além das disputas nas categorias Profissional, Pro Junior, Máster, Paratletas (categoria especial para amputadas, mastectomizadas e deficientes visuais) e a comemorativa Mães & Filhos, o evento contará com ampla programação social e ambiental. Estão previstas atividades como aulão social, limpeza de praia, Desafio das Campeãs e uma roda de educação ambiental, além de espaço kids e o Ônibus Rosa, do Juizado Itinerante da Lei Maria da Penha, que prestará atendimento à comunidade durante todos os dias da competição.

Criado em 2021, o projeto Wahine homenageia o termo havaiano que significa “mulher” e busca resgatar a conexão ancestral com o Havaí, onde Neymara venceu duas das mais emblemáticas etapas de sua carreira, na icônica Praia de Pipeline.

Campeãs da edição 2024

Profissional: Sari Ohara (Japão)

Pro Junior: Luna Hardman (Brasil)

Máster: Mariana Nogueira (Brasil)

Deficientes Visuais: Renata Balzone

Mastectomizadas: Cristina Dantas

Amputadas: Carla Cunha

O ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro 2025 tem patrocínio máster da ArcelorMittal e é realizado pelo Instituto Neymara Carvalho (INC) em parceria com a IBC World Tour.

O post ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro coloca Espírito Santo no centro da modalidade mundial apareceu primeiro em newsespiritosanto.com.br.