Cariacica vira zona de batalha para Câmara dos Deputados
O município de Cariacica se prepara para um cenário eleitoral peculiar no próximo pleito. A tendência é que a cidade apresente três candidatos de peso à Câmara dos Deputados, levantando a dúvida: haverá votos suficientes para todos?
Os nomes postos são os atuais deputados federais Helder Salomão (PT) e Messias Donato (Republicanos), que devem buscar a reeleição, além do presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (União Brasil). Antes de qualquer avaliação, vale olhar para os números de 2022.
Naquele ano, Helder foi o mais votado em Cariacica, com 36.276 votos, enquanto Messias, apoiado pelo prefeito Euclério Sampaio (MDB), conquistou 31.341. Ambos tiveram desempenhos expressivos que ajudaram a garantir suas cadeiras em Brasília.
Marcelo, por sua vez, obteve 9.322 votos para deputado estadual no município, ficando atrás de Sergio Meneguelli (9.631), Edgar do Esporte (10.189) e Capitão Assumção (12.243). A eleição para a Assembleia, no entanto, é naturalmente mais pulverizada. Ainda assim, chama atenção o fato de que, mesmo sendo um político intimamente ligado à cidade, Marcelo terminou atrás de concorrentes com menor histórico local.
Segundo o último levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cariacica contava em 2024 com 278.170 eleitores. Em 2022, foram aproximadamente 194 mil votos válidos para deputado federal e estadual. Sozinhos, Helder e Messias concentraram cerca de 35% desse total.
Apesar de derrotas em disputas internas, como na eleição municipal e no PED do PT, Helder mantém base sólida e influência local. Já Messias, além do apoio de Euclério, demonstrou força política recentemente ao reunir quase 4 mil pessoas em seu aniversário.
Marcelo encara o desafio de ampliar sua votação no município e transformar sua popularidade estadual em trunfo na corrida por uma cadeira em Brasília. Para se viabilizar, precisará multiplicar sua presença em Cariacica e fortalecer a chapa da federação União Progressista, que inclui Da Vitória e Evair de Melo (ambos Progressistas). Vale lembrar que, em 2022, um em cada cinco votos que recebeu para a Assembleia veio de sua cidade natal.
Enquanto Helder e Messias já contam com núcleos de influência consolidados, Marcelo aposta em sua candidatura federal e depende de uma articulação eficiente da federação para transformar expectativa em realidade.
***
Convenção
Convenção conjunta do Progressistas e do União Brasil, em Brasília, nessa terça-feira (19), que consolidou a federação União Progressista, contou com a presença de Marcelo Santos, Da Vitória e Evair de Melo. Ficou também definido que Marcelo presidirá o União Brasil no Estado e que o secretário de Estado de Meio Ambiente, Felipe Rigoni, ficará com o posto de vice.
E aí?
A verificar se Rigoni continuará na federação ou se irá para outros cantos, visto que possui ótima relação com o presidente estadual do Podemos, deputado federal Gilson Daniel. A legenda também abriga o deputado federal Dr. Victor Linhalis (Podemos), que terá forte apoio do prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido), para a reeleição.
***
Emendas
O deputado federal Amaro Neto (Republicanos) obteve a aprovação de duas emendas na Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara Federal para inclusão no Orçamento da União do próximo ano. As propostas têm foco direto no setor produtivo: uma para infraestrutura da qualidade, fortalecendo indústrias com tecnologias limpas; a outra prevê a ampliação da produtividade da indústria e dos serviços, com maior valor agregado para inovação e sustentabilidade.
***
De um lado…
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), recebeu, na noite dessa terça-feira (19), título de cidadão linharense. Posou para foto ao lado do prefeito do município, Lucas Scaramussa (Podemos).
… e de outro
Enquanto isso, a primeira-dama da Capital, a promotora de Justiça Paula Pasolini, prestigiava o lançamento do livro do ex-governador do Estado Paulo Hartung (PSD), em Vitória.
Quórum
O evento de lançamento reuniu nomes da política que apoiaram o ex-governador, como Aridelmo Teixeira (PSD), Neucimar Fraga (Progressistas) e o prefeito de Colatina e presidente estadual do PSD, Renzo Vasconcelos.
Recados
Conforme pontuou em entrevista para ES Hoje, Hartung disse que é preciso renovação na política capixaba. E que ainda não sabe se será ou não candidato a algum cargo no ano que vem.
***
Madureira Fashion Week
O deputado estadual Marcos Madureira (Progressistas) esbanjou estilo na sessão ordinária dessa quarta-feira (20). Usou um cachecol que provocou inveja em muita gente.
***
Mais Aquaviário I
O governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), usou as redes sociais para anunciar que o Aquaviário vai ganhar mais duas estações em Vitória: uma no Dom Bosco e outra no Centro. O edital para as obras já está publicado, disse o chefe do Poder Executivo estadual.
Mais Aquaviário II
Pergunta que não quer calar: houve combinação com a Prefeitura de Vitória sobre o projeto, visto que o poder municipal também anunciou neste mês a realização obras de reurbanização da Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, a Beira-Mar, no trecho entre o Porto de Vitória e a Enseada do Suá?
***
Dino vem aí I
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino é esperado para vir a Vitória no próximo dia 29. Deverá participar de uma palestra numa faculdade particular, na Capital, e depois marcar presença na posse de Américo Bedê como juiz titular do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES).
Dino vem aí II
No TRE-ES, Dino deverá receber a Comenda do Mérito Eleitoral, que foi aprovada pelos membros do Pleno.
***
Fale com a coluna
Nosso e-mail é poder@eshoje.com.br.
Na moita
Há aliados de um político que esquecem que o poder pode ter um fim e que o cobertor pode ficar curto. Cuidado, hein.
Tá na rede
“Precisamos de mais ciclovias, faixas exclusivas e também de uma educação no trânsito que promova o respeito a quem pedala”
João Coser (PT), deputado estadual