Casagrande diz que é preciso “dar um tempo” a Arnaldinho e defende união da base
Por Eduardo Caliman
O governador Renato Casagrande (PSB) recebeu a equipe do News ES no início da tarde desta segunda-feira (22) para uma entrevista especial sobre os trabalhos do Governo neste ano e as últimas movimentações políticas no Estado.
Casagrande falou sobre a reação ao prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (PSDB), ao anúncio de que o vice-governador Ricardo Ferraço será o pré-candidato apoiado pelo governo do Estado na eleição de 2026.
“Como o Arnaldinho também pretende se colocar como candidato ao governo, a gente tem que dar o tempo a ele e compreender o movimento dele. Mas nós vamos continuar dialogando com ele, insistindo para a gente poder buscar uma unidade desse movimento político”, afirmou o governador.
Em suas redes sociais, na última quinta-feira (18), Arnaldinho publicou que “a decisão sobre quem vai dar continuidade aos bons governos dos últimos 24 anos, de Paulo Hartung e de Renato Casagrande, será do povo, no dia 4 de outubro.” Nesta segunda (22), quatro dias após a postagem, o prefeito voltou a se manifestar, desta vez em artigo no jornal A Gazeta, ressaltando que segue firme com sua candidatura ao Governo.
Casagrande diz respeitar manifestação do prefeito
Na entrevista exclusiva concedida ao News Espírito Santo, no início da tarde desta segunda-feira (22), no Palácio Anchieta, Casagrande ressaltou que respeita a manifestação do prefeito, mas destacou que lidera um projeto político no Estado e que a definição de um nome faz parte desse processo.
“O Arnaldinho falou que é perfeitamente, como se diria, um pleonasmo vicioso, que é ‘quem decide é o povo’. É lógico que é o povo que decide, mas cada um de nós tem projetos. Eu lidero um projeto hoje no Estado do Espírito Santo e esse projeto tem o objetivo claro de a gente continuar avançando no Estado”, disse.
O governador explicou que a escolha por Ricardo Ferraço se dá pela experiência acumulada e pelo acompanhamento direto da atual gestão estadual.
“O Ricardo Ferraço é o vice-governador, acompanha muito de perto tudo aquilo que a gente está fazendo, está me ajudando a implantar. Então, ele tem essa preferência pela experiência que tem, pelo conhecimento que tem no Estado, conhece todas as lideranças, conhece todos os municípios, todos os distritos, conhece todo o programa que a gente está fazendo”, afirmou.
Casagrande também destacou o histórico do vice-governador na vida pública.
“É uma pessoa decente. Ninguém nunca viu Ricardo Ferraço envolvido em confusão de uso de dinheiro público de forma irregular e equivocada”, completou.
Governador diz que Arnaldinho foi comunicado dois dias antes do anúncio de apoio a Ferraço
Ao tratar da relação institucional com Vila Velha, o governador reforçou que Arnaldinho segue como aliado do governo estadual e parceiro em projetos estratégicos no município.
“A gente quer que o Arnaldinho esteja junto conosco. O Arnaldinho é um parceiro, um aliado nosso. Nós estamos com muitas parcerias em Vila Velha, muito investimento em Vila Velha”, afirmou.
“A gente quer que o Arnaldinho esteja junto conosco. O Arnaldinho é um parceiro, um aliado nosso. Nós estamos com muitas parcerias em Vila Velha, muito investimento em Vila Velha”, afirmou.
Casagrande revelou ainda que o prefeito foi comunicado antes do anúncio público do nome de Ricardo Ferraço.
“Depois do anúncio, não. Tive contato com ele dois dias antes de anunciar, porque eu já tinha dito a ele que eu anunciaria o Ricardo, sabendo da pretensão dele também de ser candidato a governador. Então eu já disse: ‘eu vou anunciar o Ricardo’. O que eu vou dizer é que o Ricardo é o meu candidato do projeto que eu estou liderando no Estado do Espírito Santo hoje”, relatou.
Por fim, o governador reforçou que o diálogo deve continuar, inclusive em razão das obras e investimentos em andamento em Vila Velha.
“Logo, logo nós vamos voltar a conversar, até porque nós temos tanta obra para inaugurar lá em Vila Velha que a gente tem que estar junto para poder colher os frutos que nós estamos plantando juntos lá em Vila Velha”, concluiu.
O post Casagrande diz que é preciso “dar um tempo” a Arnaldinho e defende união da base apareceu primeiro em newsespiritosanto.com.br.