Combate à violência contra a mulher no ambiente virtual ganha reforço no ES

Combate à violência contra a mulher no ambiente virtual ganha reforço no ES

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) aprovou nesta terça-feira (9) o Projeto de Lei (PL) 131/2024, que estabelece diretrizes para a capacitação de agentes de segurança pública no combate à violência contra a mulher praticada em ambientes virtuais.

De autoria da deputada Iriny Lopes (PT), a proposta busca complementar a Lei Maria da Penha e ampliar a proteção às mulheres vítimas de crimes como pornografia de vingança, extorsão, estupro virtual e perseguição online.

“A capacitação dos profissionais da segurança pública em relação à violência contra a mulher no ambiente virtual é essencial para garantir o pleno cumprimento da Lei Maria da Penha, que prevê a proteção e assistência às vítimas, inclusive nos meios digitais”, destacou a parlamentar na justificativa do projeto.

Prevenção de amputações também é tema de proposta aprovada

Na mesma reunião, os deputados também aprovaram o PL 379/2024, de autoria do deputado Dr. Bruno Resende (União), que institui a Política de Prevenção às Amputações em Pacientes Diabéticos.

Segundo o autor, o número crescente de amputações no país é um problema grave de saúde pública. “Além de afetar milhares de brasileiros, essa realidade impõe altos custos ao sistema de saúde, consumindo verbas significativas dos estados”, ressaltou Resende.

Balanço da sessão

Ao todo, a Comissão de Justiça analisou 25 proposições durante a reunião desta terça. Foram aprovadas 11 matérias e outras 13 foram consideradas inconstitucionais.

Além do presidente do colegiado, deputado Dary Pagung (PSB), participaram da reunião os deputados Mazinho dos Anjos (PSDB), João Coser (PT), Fábio Duarte (Rede) e Denninho Silva (União).

O post Combate à violência contra a mulher no ambiente virtual ganha reforço no ES apareceu primeiro em newsespiritosanto.com.br.