Dar a outra face: o que Jesus realmente quis dizer?

Dar a outra face: o que Jesus realmente quis dizer?

A outra facepor Vinícios Maia*

Dar a outra face: o que Jesus realmente quis dizer?Lendo o primeiro sermão do monte pregado por Jesus em Mateus 5, 6 e 7, me deparo mais uma vez com a expressão: “mas, se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a esquerda” em Mateus 5.39.

Sempre quando chego aqui me lembro de um filme da década de 90 chamado A Outra Face, onde um homem troca de face com um terrorista que estava em coma para desmantelar um atendado nunca antes previsto; contudo, ninguém esperava que o terrorista sairia do coma e se passaria pelo policial bom, já que estavam com os rostos trocados. No final, é um filme de busca por livramento, mas sobretudo por vingança e honra.

Antes de citar A OUTRA FACE, Jesus cita um dos códigos mais antigos do mundo para ponto de partida: “ouviram o que já foi dito: olho por olho, dente por dente” (Mateus 5.38); foi a partir daí que o Mestre nos ensinou expressões verdadeiras e surpreendentes sobre oferecer a outra face àqueles que nos fizeram ou fazem mal.

Expressão da graça de Cristo

Aprendo, então, que dar A OUTRA FACE é uma expressão da graça de Cristo, uma vez que Jesus está nos orientando a não resistir ao homem mau. É como se Ele estivesse falando: nada de vingança, retaliação ou reciprocidade contra quem te faz o mal. O contexto está na seguinte questão: não busque viver literalmente o que a lei diz (olho por olho, dente por dente), porque a graça é maior que a lei… antes dê a outra face.

Jesus está falando em relação ao contexto de perseguição por conta da fé Nele. Está dizendo que se nos perseguirem por sermos cristãos, devemos oferecer de volta o melhor que nós temos: a graça de Jesus. Isto também vale para quaisquer outros momentos de nossas vidas.

Imagine que todos nós ofendemos Jesus. Cada chicotada, varada, cusparada e humilhação que Ele sofreu foi por conta do nosso pecado. O castigo que nos traz a paz hoje estava sobre Ele (Isaías 53).  E recebemos Dele GRAÇA! Então não podemos devolver raiva, ódio ou rancor, mas sim a outra face: a graça de Deus.

Dar a outra face: o que Jesus realmente quis dizer?
Cada chicotada, varada, cusparada e humilhação que Ele sofreu foi por conta do nosso pecado

Expressão da fé em Cristo

Mas dar A OUTRA FACE também é uma expressão da fé em Cristo. Explico.

O homem por si mesmo é apegado às coisas materiais. Não à toa, Jesus irá dedicar um momento grande de seu sermão somente para tratar estas questões mais adiante. O contexto dos tribunais romanos à época traz um tanto de injustiça (Jesus também fala sobre o juiz vendido numa parábola – Lucas 18.1-8). Quem sabe o Mestre não esteja falando sobre a possibilidade de alguém nos levar aos tribunais e, de maneira injusta, levar algo que seja nosso.

É então que Ele afirma: “Deixe que leve também a capa”. A orientação de Cristo é simples: dê também o que não te pedirem. A túnica, chiton, era um tipo de camisa que se usava debaixo da roupa, e, em geral, era feita de algodão ou linho. Até o homem mais pobre possuía habitualmente mais de uma muda desta blusa. A capa era a vestimenta exterior, de forma retangular e de consideráveis dimensões, que se usava como toga durante o dia e como telha durante a noite. Os judeus em geral tinham somente uma capa ou manta deste tipo.

A lei judia estabelecia que a túnica de um devedor era confiscável, mas não a capa. Se do teu próximo tomar em penhor a sua veste, lhe restituirás antes do pôr-do-sol; porque é com ela que se cobre, é a veste do seu corpo; em que se deitaria? – Êxodo 22:26-27. O importante aqui é que a lei não autorizava a reter permanentemente a capa de um devedor, como objeto de sua dívida.

Devemos compreender que o único direito que tínhamos era a morte – Romanos 3.23. Mas de forma gratuita Jesus nos deu vida (Romanos 6.23). E é exatamente por isso que devemos olhar para Ele e somente para Ele, mesmo quando tivermos a errônea impressão de que estão levando o que é nosso. E é por isso que precisamos ter fé em Cristo como nosso Senhor e Salvador.

Expressão do serviço cristão

Dar A OUTRA FACE também é uma expressão do serviço cristão. Veja: a Palestina era uma região ocupada por Roma. A qualquer momento um judeu poderia sentir o toque da lança de um soldado Romano seguido de diversas ordens. E assim, parava-se o que se estava fazendo e obedecia-se às ordens de Roma.

Uma milha tem 1.600m. Pensando hoje, não seria tão distante. Mas imagina que uma ordem para caminhar uma milha vinha acompanhada do carregamento de algum fardo pesado que um soldado não estava a fim de carregar. Foi assim com Simão, o Cirineu, quando mandando carregar a cruz do Mestre (Marcos 15.21).

(Abaixo, a cena do seriado The Chosen ilustra o que era andar a segunda milha)

Precisamos compreender a essência da caminhada de mais uma milha, sobretudo com pessoas que muitas vezes não compreendem o sentido de ser cristão. Dar a outra face também significa servir, e servir até àqueles que para nada servem.

Expressão de generosidade

O mais curioso é perceber que DAR A OUTRA FACE também é uma expressão de generosidade (v. 42). O quão generosos somos reflete exatamente em nossa generosidade. E quando falo em generosidade, não estou falando apenas sobre dinheiro. Aliás, estou falando também de dinheiro. O quanto de tempo oferecemos aos necessitados? O quanto de vida oferecemos aos aflitos?

Em tempos de conflitos, guerras, lei de reciprocidade e ameaças sem fim, siga a ordem expressa de Jesus e DÊ A OUTRA FACE!

*Vinícios Maia é Pastor Batista, Psicólogo Cognitivo Comportamental, Especialista em Dependência Química e Terapeuta Familiar