Sebastião Salgado abrirá programação do Cais das Artes no 1º trimestre de 2026
Governador Renato Casagrande confirma inauguração do espaço para dezembro; museu terá gestão da Fundação Roberto Marinho e da OEI
O governador Renato Casagrande anunciou nesta sexta-feira (17) que a primeira grande exposição do Cais das Artes será “Amazônia”, do fotógrafo Sebastião Salgado, com abertura prevista para o primeiro trimestre de 2026. A informação foi dada durante coletiva de imprensa realizada no espaço, em Vitória.
Atualmente, a exposição “Amazônia”, de Sebastião Salgado, está em exibição na COP30, em Belém (PA). Após o encerramento do evento, a mostra será desmobilizada na capital paraense e remontada em Vitória, no Cais das Artes, marcando a estreia do museu no circuito nacional de grandes exposições.
Casagrande destacou que o governo já iniciou o planejamento da programação cultural e o envolvimento da comunidade capixaba com o novo equipamento.
“Nós já estamos fazendo aqui o planejamento, todo o debate, toda a programação e todo o envolvimento da comunidade capixaba com relação ao Cais. O Cais é de todos. A gente quer que esse equipamento seja apropriado pela sociedade capixaba.”
A obra do museu segue em ritmo acelerado
O governador explicou que, a partir do seminário realizado nesta sexta-feira, o Estado passa a definir as diretrizes de ocupação e uso do museu, com visitas monitoradas e atividades abertas ao público.
“A partir deste seminário fazemos o planejamento e o envolvimento. A gente vai ter aqui já a programação da primeira grande exposição, e vamos publicar um edital nos próximos dias para que também capixabas possam apresentar propostas e expor seus trabalhos no museu.”
Para Casagrande, o Cais das Artes coloca o Espírito Santo em posição de destaque no cenário cultural nacional e internacional, abrindo espaço para mostras, peças teatrais e apresentações musicais e de dança.
“É um equipamento que coloca o Estado numa posição de destaque da cultura nacional e internacional. Podemos entrar no roteiro de diversos eventos e temos que aproveitar ao máximo isso para valorizar a cultura e gerar oportunidades econômicas para os capixabas.”
A gestão do museu será compartilhada entre a Fundação Roberto Marinho e a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), em parceria com o Governo do Estado.
“Um equipamento do tamanho deste exige um passo assertivo. A OEI, em parceria com a Fundação Roberto Marinho e o Governo do Estado, vai fazer deste espaço um grande equipamento para atender a população capixaba e quem vem nos visitar”, afirmou Casagrande.
A ocupação do museu será feita de forma gradativa, com a programação sendo ampliada ao longo de 2025.
“À medida que a gente inaugura, vai ocupando gradativamente com essa programação que passa a ser discutida a partir de hoje”, disse o governador.
Além das exposições artísticas, o Cais das Artes poderá receber outras atrações culturais, apresentações musicais e eventos ligados à economia do mar e à inovação, aproveitando sua localização privilegiada na Enseada do Suá, em Vitória.
O post Sebastião Salgado abrirá programação do Cais das Artes no 1º trimestre de 2026 apareceu primeiro em newsespiritosanto.com.br.