Férias escolares viram oportunidade para atualizar vacinação de crianças e adolescentes
Com mais tempo livre durante as férias escolares, pais e responsáveis têm a oportunidade de colocar em dia o cartão de vacinação de crianças e adolescentes, com atendimento disponível em Unidades Básicas de Saúde e também em outros pontos de vacinação disponibilizados pelas prefeituras dos municípios.
Em Cariacica, a atualização do esquema vacinal pode ser feita nas salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBS), que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30. A exceção é a Sala de Vacina da UBS Padre Gabriel, que realiza atendimento apenas às sextas-feiras.
Além das unidades de saúde, a população conta com um ponto de vacinação instalado no Shopping Moxuara, que funciona aos sábados e domingos, das 10h às 16h, ampliando o acesso para quem não consegue comparecer durante a semana.
As salas de vacina estão distribuídas nas UBS dos bairros Alto Lage, Bela Aurora, Campo Verde, Cariacica Sede, Flexal II, Itapemirim, Itaquari, Jardim América, Jardim Botânico, Mucuri, Nova Brasília, Nova Canaã, Novo Brasil, Nova Rosa da Penha II, Operário, Oriente, Porto de Santana, Rio Marinho, Santa Bárbara, Santa Fé, São Francisco, São João Batista, Valparaíso, Vila Graúna, Padre Gabriel, além do Pronto Atendimento de Bela Vista.
Nesses locais, são ofertadas vacinas como BCG, Febre Amarela, Tríplice Viral, Covid-19, Antirrábica, entre outras previstas no calendário de imunização.
O secretário municipal de Saúde, Renan Poton, reforça a importância da vacinação para a prevenção de doenças. “As vacinas são seguras, eficazes e salvam vidas. Manter o cartão de vacinação atualizado é um compromisso com a saúde individual e coletiva, especialmente das nossas crianças”, destacou.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, manter a carteira de vacinação em dia garante proteção contra diversas doenças imunopreveníveis, contribui para a redução de surtos e evita complicações graves. A vacinação também representa economia para o sistema de saúde, ao reduzir gastos com tratamentos de doenças que podem ser prevenidas.